segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Benefícios da Erva-Cidreira (Melissa Officinalis)



   Fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais. Atualmente os fitoterápicos tem sido utilizados em grande escala na indústria para a promoção da saúde, dentre eles podemos destacar a erva cidreira . 
  A erva cidreira (Melissa officinalis) é uma espécie nativa da Europa e Ásia. Foi introduzida no Brasil há mais de um século e a ANVISA recomenda seu uso na forma de tintura e extrato padronizados. Estudos comprovam sua eficácia como carminativos, antiespasmódicos, uso no controle de distúrbios do sono e atualmente tem sido utilizada no tratamento de pacientes portadores de Alzheimer de grau leve ou moderado.
   O Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta e entre os elementos que a compõem estão as plantas medicinais que são matérias-primas para a fabricação de fitoterápicos e outros medicamentos.
  O aumento no consumo de fitoterápicos é associado ao fato de que as populações questionam os perigos do uso irracional dos medicamentos alopáticos associados a seus custos substituí-los pelo uso de plantas medicinais. A comprovação da ação terapêutica, associada à insatisfação da população perante o sistema de saúde, tem favorecido essa dinâmica (Tomazzoni et al., 2006).
   A Erva Cidreira é uma planta popularmente conhecida para tratar desordens digestivas e agitação nervosa. A planta contém, majoritariamente, óleos essenciais (citral, citronelal), glicosídeos, derivados do ácido cafêico (ácido rosmarínico), flavonóides e triterpenos.
   Estudos comprovam que Melissa officinalis, na forma de extrato padronizado, utilizado por um período de quatro meses em pacientes portadores de doença de Alzheimer de grau leve ou moderada, teve efeito positivo na melhoria do quadro de agitação psicomotora destes pacientes.
   Apesar do Brasil ter um terço da flora mundial, são países desenvolvidos como EUA, Japão e os europeus que mais manufaturam e comercializam produtos naturais, pois investem tanto em pesquisas como em processamentos.

         Referências
  • MS. A fitoterapia no SUS e o programa de pesquisas de plantas medicinais da central de medicamentos, Brasília, Ministério da Saúde/ Sistema Único de Saúde, 2006. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/fitoterapianosus.  > Acesso em: 07 set 2015. 
  • MS. Programa Nacional de plantas medicinais e fitoterápicos, Brasília, Ministério da Saúde, 2009. Disponível em:  <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/plantas_medicinais.> Acesso em: 15 set 2015. 
         By (COLUNNA, C.L.A.; FONSECA, R.O.V.; MARINHO, W.S.; OLIVEIRA, M.H.; OLIVEIRA, S.C.; SILVA; S.L.; TEZZA, T.D.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário