segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Importância do Mineral Ferro




A anemia ferropriva é um dos mais graves problemas de saúde pública do mundo. Além de ser um dos 10 principais fatores de risco na determinação da expectativa de vida das populações (OMS), o Banco Mundial indica que a alta prevalência de anemia implica em perdas de até 5% do PIB (Produto Interno Bruto) do País.
Em 2005 e 2006, o Projeto Criança Sem Anemia verificou no RS uma situação classificada como severa pela OMS: 44% das crianças de 6 meses a 6 anos de idade têm anemia. Entre as mulheres gaúchas de 16 a 30 anos, 36% têm anemia.
O ferro esta associado à formação e manutenção do tecido sanguíneo, que é um tipo especial de tecido conjuntivo que pode ser dividido em duas partes: plasma (parte liquida) e células sanguíneas, entre elas a hemácia composta essencialmente por ferro, e responsável por transportar os gases oxigênio e gás carbônico, para todas as células do corpo, garantindo a manutenção destas e seus respectivos tecidos.
O ferro proveniente das carnes vermelhas e vísceras animais é biologicamente mais disponível, por ser ligado ao heme é absorvido diretamente pela mucosa intestinal, já os vegetais de forma geral são ricos em ferro porém com a presença de outros compostos como fibras alimentares, fitatos e oxalatos, interferem na absorção do ferro pelo intestino humano. Alguns fatores podem aumentar a absorção do ferro, como o cozimento dos alimentos pelo efeito do calor na quebra de suas ligações com outros compostos orgânicos. Glicose, frutose, alguns aminoácidos e acido ascórbico, por reduzirem o íon férrico ao estado ferroso, também facilitam a sua absorção. Esse efeito justifica o uso de ferro quelado (por exemplo, com aminoácidos) e a orientação de ingerir sulfato ferroso com sucos de frutas cítricas ricos em ácidos ascórbicos, para otimizar a absorção do ferro na prevenção e no tratamento da anemia.
A deficiência deste micronutriente faz com que o organismo não produza hemácias pela falta do ferro, além disso gera uma redução no potencial Imunológico, pois diminui o poder bactericida dos fagócitos, a proliferação linfocitária e a produção de células do organismo, contudo o ferro é necessário tantos aos animais quanto aos microorganismos, de modo que o organismo secreta três proteínas que possuem elevada capacidade de se ligar ao ferro tornando este indisponível para as bactérias e diminuindo a proliferação delas.
Anemia ferropriva também pode ser ocasionada pelo Diabetes uma vez ela lesa os rins e estes não conseguem produzir o hormônio eritropoietina, que estimula a medula óssea a produzir as hemácias e leucócitos.
O ferro é reaproveitado em grande parte pelo corpo humano, embora ocorram perdas no suor, fezes, cabelos, descamação da pele e menstruação, além da transferência placentária da mãe para o feto.
Desta forma devemos absorver a mesma quantidade de ferro eliminada, com isso o homem adulto normal, perde cerca de 1mg ao dia, a mulher adulta perde mais, sendo de 1,5 a 2mg em função da menstruação, as gestantes, cerca de 3mg e indivíduos em fase de crescimento, como lactentes e adolescentes, variam de 0,6 a 1,2 mg.
Como somente 10 a 15% do total de ferro ingerido é absorvido, a quantidade a ser ingerida via alimentação deve ser maior em relação à que eliminamos, para que a absorção reponha adequadamente a perda. E na gestação, como a quantidade ferro aumenta significativamente, é recomendado que haja suplementação de sulfato ferroso.
E com uma alimentação saudável e balanceada, ingerindo os alimentos de diversos grupos, isto proporciona de 10 a 20mg de ferro, ou seja, de 5 a 7mg de ferro em 1000 Kcal
A tabela abaixo nos fornece a informação da quantidade de ferro que o indivíduo deve ingerir segundo a sua idade e sexo.
                          Idade
   
         Quantidade Recomendada (mg) 
CRIANÇAS

0 a 0,5 (6 meses)
6 mg
0,5 a 3
10 mg
4 a 10
10 mg
11 a 18
12 mg
HOMENS

> 19
10 mg
MULHERES

19 a 51
15 mg
> 51
10 mg
GESTANTES
30 mg
LACTANTES
15 mg
Recomendação diária da ingestão de ferro
FONTE: CIÊNCIAS NUTRICIONAIS, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário